APRESENTAÇÃO
JUSTIFICATIVA
A cada ano o
evento “ Café com RH” desenvolve uma
temática diferente, porém sempre relacionada às demandas dos alunos e o mercado
de trabalho, como forma de realizar experiências de aprendizagem que possam
simular situações que os alunos vão encontrar quando estiverem empregados no
mercado de trabalho. Já que o Recursos Humanos é a porta de entrada de qualquer
organização, desde sua admissão, qualificação, treinamento até desligamento ou
não. Principalmente porque as pessoas são o grande capital humano da empresa.
A proposta
do Evento é transformá-lo em um projeto institucional do CEPS na qual será
coordenado pela coordenação do Curso de RH, com apoio da coordenação
pedagógica, de ensino, equipe gestora e demais coordenações de curso, sendo uma
ação realizada pelos alunos do curso técnico de Recursos Humanos. Atendendo as
demandas dos alunos e do cenário mercadológico, desde o planejamento da
temática a ser abordada até cada ação a ser executada durante a realização do projeto.
OBJETIVO GERAL
Propiciar aos alunos do curso técnico
de recursos humanos do Centro de Educação Profissional Professora Maria Salomé
Soares, a oportunidade de apresentar
através de desafios motivacionais o resultado significativo do que estão
aprendendo no curso, interagindo com os demais cursos ofertados no centro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar aos alunos do curso técnico de recursos
humanos a apresentação do resultado de práticas
desenvolvidas em sala de aula.
Mostrar a relação das atividades desenvolvidas no
curso com o mercado de trabalho.
Interagir com todos os cursos ofertados no centro as
práticas desenvolvidas em sala de aula;
Participar de palestras e debates com temáticas
importantes para o desenvolvimento profissional;
Realizar atividades desafiadoras e motivacionais
entre as turmas do curso.
METODOLOGIA
O projeto “Café com RH” será desenvolvido seguindo as seguintes etapas para sua realização:
Primeira etapa: Construção de uma proposta
escrita pela coordenação de Recursos humanos a ser apresentada para coordenação
de ensino, pedagógica, cursos e equipe gestora;
Segunda Etapa: Reunião com professores e
coordenações para apresentação da proposta, finalização da sua construção com ajustes e definição do plano de ação;
Terceira Etapa: Execução do Plano de ação - A
proposta que será realizada em 2022, envolverá a participação das 04 (quatro) turmas de RH: 03
(três) do subsequente e 01 (uma) dos Programa Novos Caminhos que são ofertados
pelo CEPS, e será sugerido aos alunos as seguintes atividades:
● Cada turma
elegerá uma atividade prática que já foi realizada durante a oferta de algum
componente do curso e sob a orientação de um professor desafiará uma outra
turma de RH através de sorteio realizado entre seus representantes;
● O desafio a ser
realizado seguirá alguns critérios para apresentação no dia do evento (25/06/22);
● Será feita 06
(seis) premiações destaques, sob o comando de um júri, que avaliará cada
apresentação de acordo com os critérios de cada categoria;
●As categorias que
serão disputadas são: 1- criatividade; 2-Empreendedorismo; 3- Inovação; 4-
Capital Humano; 5- Interdisciplinaridade e 6- Relações Interpessoais.
● Os critérios para
avaliação das categorias serão divulgados até o dia 10/06/2022.
● O evento também contará com a participação dos
alunos numa dinâmica de mitos e verdades sobre algumas dúvidas em relação ao
curso, área de atuação e mercado de trabalho;
● As perguntas que serão feitas na dinâmica “MITO
ou VERDADE", serão escolhidas pelas turmas de todos os cursos do CEPS:
Edificações; Eletroeletrônica; Segurança no Trabalho; Imagem Pessoal;
Massoterapia; Portos e Recursos Humanos. (cada turma fará 08 perguntas);
● Será escolhido 04 alunos de cada turma para
fazer parte da organização do evento;
● Será feito uma certificação para todos que
participarem do evento;
● Para a realização do evento será feita uma rifa
com 07 (sete) premiações), com sorteio no dia 17/06/2022 as 19:00h
●Também será feito um estande/ou painel para exposição de trabalhos caso alguma turma tenha interesse em apresentar.
● Quarta etapa: Realização do Evento.
|
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES |
|||
|
Nº |
Atividades |
Responsável |
Data |
|
1- |
Construção do Projeto |
Coordenação de Curso RH/ Rosa |
10/04/2022 |
|
2- |
Primeira reunião para apresentar a proposta |
Coordenação de curso (Fátima), pedagógico
(Cristiane, Mariana, Dilcina e Elinelma) e RH/Rosa |
19/05/2022 |
|
3- |
Produção de Mídias para o evento e divulgação |
Coordenação de Mídias/ Bárbara e coordenação
de RH/Rosa |
20/05*2022 |
|
4- |
Confecção e sorteio de RIfa |
Coordenação de RH/Rosa e Mídias/ Bárbara |
20/05/2022 |
|
5- |
Brindes para Rifa |
Fátima/Bárbara/ Regina/ Rita/ Rosa/ |
20/05/2022 a 17/06*2022 |
|
6- |
Escolha dos desafios por turma |
Representantes de turma e professores
orientadores |
25/05 a 06/06/2022 |
|
|
Segunda Reunião para divisão de tarefas |
Direção, coordenações e professores |
01/06/2022 |
|
7- |
Desafio da turma 111.21 |
Gianna Flexa e JJ |
01/06/2022 |
|
8- |
Desafio da Turma 121.21 |
Clélio. Israel e Zilda |
01*06/2022 |
|
9- |
Desafio da Turma 131.21 |
Rita e Josiane |
01/06/2022 |
|
10- |
Desafio Turma Ana Dias |
Regina e Marise |
01/06/2022 |
|
11- |
Reunião para sorteio dos desafios entre as
turmas |
Coord, RH/ Rosa e pedagógica Cristiane e
Elinelma |
06/06/2022 |
|
12- |
Criar critérios/normas para o julgamento das
categorias: Criatividade; Empreendedorismo; Inovador; Interdisciplinar;
Capital Humano/Relações Interpessoais. |
Dilcina e Elinelma |
06 a 08/06/2022 |
|
13- |
Escolha e convite para os jurados das
categorias |
Gestão; coordenação de ensino, pedagógica e
RH. |
10/06/2022 |
|
14- |
Terceira reunião para organização e
programação do Evento
|
Coordenação
04 alunos de cada turma de RH e apoio técnico das demais coordenações |
16/06/2022 |
|
15 |
Dinâmica do Mito e Verdade |
Gerson/ Israel /João Mário/J.J e Rita/ Rosa
(todos os coordenadores de curso) |
16 a 25/06/2022 |
|
16 |
Premiações |
Gestão 03, coordenação pedagógica 01
coordenação de RH 02 |
20 a 25/06/2022 |
|
17 |
Quarta reunião (online) para os ajustes finais
do evento |
Coordenação
04 alunos de cada turma de RH e apoio técnico das demais coordenações |
21/06/2022 |
|
18 |
Banner do Evento |
Direção/ Roni e Edileuza |
24/06/2022 |
|
19 |
Lanche para o evento |
Direção/ Edileuza |
25/06/2022 |
|
20 |
Certificação do evento |
Secretaria/ Marinete e equipe |
25 a 27/06/2022 |
|
21 |
Limpeza do Local do evento |
Equipe de apoio da UDE |
23 e 24/06/2022 |
|
22 |
Ornamentação do Evento |
Diretora adjunta: Edileuza e equipe de apoio
da UDE |
24/06;2022 |
|
23 |
Credenciamento e Recepção |
Coordenação de estágio: Regina |
25/06/2022 |
|
24 |
Realização do Evento |
Gerson e Rosa ou convidado |
25/06/2022 |
|
25 |
Transporte dos alunos incluíndo da Ana Dias |
Direção/ Roni |
25/06/2022 |
|
26 |
Arrumação Final |
Todos os funcionários do CEPS |
25/06/2022 |
RESULTADOS ESPERADOS
Com o desenvolvimento do presente projeto
espera-se que os alunos do curso de Recursos Humanos possam participar de um
processo de integração entre as turmas do curso de RH e demais cursos ofertados
no CEPS. Utilizando os desafios motivacionais propostos para apresentar as
práticas já desenvolvidas em sala de aula, para os alunos das demais turmas,
com ênfase não somente na competição mas sim no incentivo de construir e
compartilhar práticas que possam qualificar suas capacidades técnicas e
profissionais para o mercado de trabalho.
Também se espera uma parceria entre o
centro com sua equipe gestora, pedagógica, professores e alunos do curso de
recursos humanos na construção, planejamento e execução do projeto para
estimular o protagonismo dos discentes como potências de talentos, sempre
capazes de se superar a cada atividade realizada.
Por fim, espera-se que todos os
envolvidos consigam desenvolver uma sensibilização e integração durante a
realização das atividades vivenciadas durante a realização do evento com
experiências significativas para processo de
ensino aprendizagem.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o
novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed.Rio de Janeiro:
Elsevier, 2010.
CAMPOS NETO, D. M. Práticas de
Gestão de Talentos nas Organizações. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em
Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade,
Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015. Disponível em: Acesso em: 29/04/2016.
FREITAG, B. B. Talentos em gestão e
gestão de talentos: Análise da literatura acadêmica e de práticas corporativas.
(Dissertação de Mestrado da Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade da USP), São Paulo, 2012.
LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos:
princípios e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
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